quarta-feira, 16 de março de 2011

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

 título original: (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)


lançamento: 2004 (EUA)


direção:Michel Gondry


atores:Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst,Mark Ruffalo,Elijah Wood e Tom Wilkinson.


Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.




Parece incoerente e confuso um roteiro que misture comédia romântica com ficção cientifica, e que misture o sempre caricata Jim Carrey com a bela Kate Winslet.. Porém, esse filme tinha tudo pra ser um fiasco, mas deu certo, graças as boas atuações, a história e os bons dialógos que são mostrados de forma não linear, mostrados através do ponto de vista do personagem Joel berish (Carrey), que perdido no luto acaba descobrindo, por acaso a decisão de sua amada Clementine (Winslet) de esquecê-lo definitivamente, apagando todas as lembranças dele de sua memória, contratando uma empresa especializada em apagar memórias indesejadas de seus clientes. Querendo dar o troco, Joel decide fazer o mesmo processo e contrata a mesma empresa, porém, será que vale a pena apagar as lembranças de um grande amor de sua mente?
Então, é essa a grande pergunta que fica aberta nesse filme, e isso se pode ver, não apenas durante a noite em que Joel passa desacordado em sua casa, aonde é realizado o "tratamento", mas tambem, pode ser percebido em todas as cenas em que Clementine tenta seguir sua vida adiante, ela sempre inquieta, sempre com uma sensação que falta alguma coisa ou algo de errado em sua vida. 
 Para a surpresa de joel, Clementine tambem aparece em seu subconsciente e apartir de então, os dois começam uma luta para que nenhuma memória seja apagada, fugindo e se escondendo em vários lugares de sua mémoria, inclusive os lugares aonde Clementine nunca tinha chegado ou não estava, como sua infância e adolescência..
E seguem Joel e Clementine tentando salvar alguma memoria, algo que pudessem
preservar de sua vida em comum, e crianças que não são nem vistas pelas mães, e
praias desertas com casas desmoronando, e tentativas de fazer diferente. "Porque
voce não volta desta vez, ao inves de ir embora? Podemos fazer um final
diferente para esta parte" - Clementine diz em uma das fugas.Final é
previsivel, sim - pq, afinal, eles voltam, para tentar de novo. Mas para que?
Para se odiarem de novo, para terem a certeza de que vao se cansar um do outro,
para dizerem os absurdos que disseram na fita que gravaram ao assumir que
queriam apagar as memorias? Sim. Porque não há outro jeito. Amar também é passar por
momentos ruins, tambem é sentir raiva - e, pior ainda, as vezes é indiferença. Mas
tambem é chorar junto, e ter a certeza de que você não conhece ninguem melhor do
que ela, e que ninguem te conhece melhor do que ela. É rir, dormir
deitado olhando para o céu escuro, e saber que cada um dos pequenos momentos diz
muito sobre voces. É rir, sobretudo rir. Ouvir, na cabeca, as musicas que te
fazem lembrar. É lembrar e Nunca esquecer
O filme questiona sobretudo até que ponto vale a pena privar-se da vivência do luto, pois qualquer que seja a perda, essa deve ser vivenciada para que possa ser superada mais rapidamente, evitando traumas e sofrimentos mais longos,  Além disso, na manutenção da perda de um relacionamento, tentamos inconscientemente repetí-lo numa nova relação, para obter as respostas aos possíveis erros que deflagraram o fim da parceria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário